Cura - Uma Performance de Aline Esha.
top of page
  • Foto do escritorAcervo nequesa

Cura - Uma Performance de Aline Esha.

O que é cura?


Por que cura? Onde cura? Como cura?


Cura, Cura, Cura, Cura


Tudo começou com uma provocação do Festival Yes Nós Temos Burlesco deste ano de 2021 cujo tema foi “O que será o amanhã”.


Eu observo o ontem para entender o hoje e pensar no amanhã e desta perspectiva, passado presente futuro eu vejo que existe um processo de adoecimento do planeta, dos corpos mentais, emocionais e físicos, paramos de escutar a mãe terra.


Se viemos para o mundo terreno para aprender a viver com os sentimentos, as emoções, a sexualidade e se o processo de evolução está ligado em ter este equilíbrio da tecnologia e da terra .


Existe um movimento desenfreado de desmatamento, aquecimento global, poluição , acidentes altamente poluentes das indústrias, usinas e tudo isso rasga , sufoca, afoga, queima e sangra a Mãe terra.


Observando este passado é possível entender nosso presente pandêmico, nos traz consequências, físicas, mentais e emocionais, sim estamos todos doentes e pra mim é muito simbólico este vírus ter a sua maior fonte de ataque nos pulmões órgãos que fazem parte do nosso chakra cardíaco.


Este chakra une os três chakras de baixo plano fisico e dos 3 chakras de cima plano espirituail, quando equilibrado traz o amor incondicional esta faixa vibracional que nada tem a ver com amor romantico do apego, porém quando desequilibrado traz tristeza profunda, solidão, angustia, medo.


Estamos em desequilíbrio com o cardíaco da mãe terra e isso nos reflete diretamente.


Eu proponho então através desta performance arte burlesca e política mostrar a minha visão de como devemos construir o amanhã.


O vídeo foi gravado em Florianópolis na Ilha da Magia e não a toa que tem este nome , pois esta terra tem uma profunda magia ancestral , registrada nas pedras, nas águas, nas dunas, no ar.


Acredito que na busca das nossas raízes ancestrais que olhavam para a terra e honravam ela e encontravam nela todas as respostas e curas.


Utilizei a simbologia dos 4 elementos da natureza (terra, ar, água e fogo)ligados aos 4 arquétipos das Bruxas que seguem a lua ( Anciã, Mãe, Jovem e Criança).


A minha anciã traz a minha ancestralidade, através das benzedeiras, senhoras que tem a sabedoria das ervas, das raízes, sementes, da Terra, e junto com o rezo curam.


A criança nasce com a leveza do ar , quando nasce do útero representado no vídeo pelo útero das dunas, o primeiro movimento que precisa ser feito é a respiração entrada de ar, é a parte mais vital do nosso corpo , então a cura está no ar.


A a mãe representada pelas águas, das emoções, da água do útero, em uma conexão do rezo das águas profundas da mãe Iemanjá , as águas lavam, limpam, acolhem e curam.


E enfim a jovem representando o fogo de vida, o fogo que limpa e esgota de eg


unitá, o fogo que abrasa e impulsiona a viver pelas bruxas com seus


caldeirões e velas que possamos nos curar pela conexão com nosso fogo interno .


Escolhi a música Cura da dupla Venga Venga, que traz um ativismo pela perspectiva da cura gay, uma questionamento sobre a cura , curar o que, a música costura a performance e conta história.


O vídeo foi feito pelo VideoMaker Joy Bror que trouxe seu olhar cuidadoso, detalhista e profundo para a captação e edição.


A produção e figurino foram feitos com todo carinho pelas mãos de Nina Hoffmann com as peças do Acervo Nequesa e Eduardo Caires.


O vídeo foi exibido pela primeira vez no Festival Yes Nós Temos Burlesco e agora está sendo lançado oficialmente nesta plataforma digital.


E a grande mensagem deste vídeo é que a nossa Cura está na natureza, na sabedoria ancestral e na conexão com o nosso interior.


Veja este video , reveja e mergulhe na cura.


Texto: Aline Esha.






27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

N I N A

whatsapp-logo-1.png
bottom of page